Código Cozinha

 

 O Blog O Gourmet compartilha dos principio do Código Cozinha 

Os mundos da Gastronomia e do Vinho vivem uma nova era. Cada vez mais consumidores constroem a sua própria voz em blogs e outros formatos das redes sociais da Internet, comunicando e intercambiando com outros consumidores e interessados, apreciações, recomendações e experiências em redor de produtos, estabelecimentos, pessoas, marcas, etc.

A blogosfera e as redes sociais estão cada vez mais a constituir-se como um poderoso meio de referência que uma grande audiência utiliza para decidir onde ir, o que fazer, o que comprar, ou simplesmente para ficar a par da actualidade para conhecer a actualidade neste sector de crescente interesse, num momento em que o papel da crítica e dos guias tradicionais está-se a reformular, enfrentando novos desafios. Ocupar essa crescente esfera de influência social e económica e ajudar a decidir um segmento crescente de audiência, deposita sobre os escritores, criadores e editores de blogs uma grande responsabilidade sobre a mensagem que se transmite e a sua repercussão em consumidores e produtores.

As autoras e autores de blogs com conteúdos eno-gastronómicos que subscrevam este código, acreditam que é o momento de dar um passo em frente. Acreditam no intercâmbio de vozes, no cada vez mais importante papel da Internet e destes novos formatos de publicação. Acreditam na voz do consumidor e do usuário. E porque se acredita nessa importância, queremos apostar em publicar um conteúdo de qualidade, fiável e crédulo, nos nossos blogs e redes sociais. Por isso queremos manifestar publicamente, compartindo entre todos, uns princípios básicos de auto regulação que aplicamos na elaboração dos nossos conteúdos, que respeitem a independência e liberdade criativa de qualquer autor, e a que qualquer um pode aderir.

Os princípios do Código Cozinha

  • Nos nossos textos, diferenciamos claramente a informação da opinião subjectiva sobre um acontecimento, lugar, produto ou serviço, rectificamos os erros de conteúdo que possamos haver cometido e acreditamos na autoria ou procedência do conteúdo do qual não somos autores, salvo que a fonte original indique que não é necessário.
  • Rejeitamos a publicação de injúrias e calunias a terceiras pessoas nos nossos espaços, tanto em textos da nossa autoria como em comentários que incorram nestas práticas, e reservamos todo o direito de eliminar qualquer participação neste sentido, sem que isto suponha um atentado ao direito da liberdade de expressão do autor ou dos participantes.
  • Indicamos se o produto ou serviço do que falamos, foi remetido pelo seu promotor ou proprietário, se tivemos benefício por tal e se a informação que publicamos não foi comprovada por nós próprios. Na medida do possível, indicamos os meios pelos quais se teve acesso ou conhecimento de esse mesmo produto ou serviço.
  • Indicamos se temos uma relação de parentesco ou amizade com os responsáveis ou proprietários dos produtos e serviços de que falamos. Igualmente, indicamos qualquer tratamento preferencial, ou diferente ao que o normal consumidor possa ser alvo, de modo a que o leitor possa diferenciar entre a oferta habitual e o tratamento de que fomos alvo.
  • Indicamos sempre que seja possível, o preço dos produtos ou serviços de que falamos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: