Bodas de Diamante da Cerveja em lata

Em 24 de Janeiro de 1935, surgia, nos Estados Unidos, a primeira cerveja enlatada. Data em que a Krueger’s Finest Beer e, a Krueger’s Cream Ale foram expostas à venda, em Richmond, na Virgínia. Mas na verdade teve seu nascimento 14 me­ses antes, pouco antes do término da Lei Seca nos Estados Unidos. A American Can Company consegui produzir uma lata apenas. Tudo que se precisava era uma cervejaria que quisesse ser a pioneira. Então, a Gottfried Krueger Brewing Company de Newark NJ concordou em Novembro de 1933.

 A final desse mês. Americam tinha instalado uma linha de envase temporária e produziu 2.000 latas Krueger´s Special Beer, que continham a cerveja Krueger com 3,2% de teor alcoólico, que era o maior teor permitido pela legislação naquela época. Essa passou a ser a primeira lata de cerveja do mundo, mas ainda não vendida comercialmente.

 As 2.000 latas foram dadas para os fieis bebedores de Krueger: 91% aprovaram e 85% disseram que tinha sabor mais parecido com o chopp do que a cerveja em garrafas. Após o sucesso do teste a Krueger, com sinal verde, a história foi feita.

As latas evoluíram muito desde aquele tempo. Note que existem vários tipos diferentes dentro de cada categoria (low profile, high profile, j-spout, crowntainer and quart cone tops por exemplo).

 

Flat Top

Flat tops necessitavam de um abridor, também conhecido como “church key” para que pudesse ser aberta. As latas Flat tops antigas, normalmente tem um furo grande feito por esses abri­dores. O nome vem do formato do topo: flat significa ‘plano’, em português. Esse foi o estilo da lata que a Krue­ger lançou regionalmente e foi lançado nacionalmente em junho de 1935 pela Pabst. As últimas flats foram produzidas até perto de 1970. É dificil imaginar, hoje que temos as latas finíssimas de alumínio que a Flat pesava perto de 113 gramas e uma lata de alumínio pesa cerca de 7 gramas. Por isso que o abridor usado era grande e robusto.

Cone Top

A latas Cone-tops tinham esse nome por causa do formato do topo, que parece um cone. Elas começaram a ser produzidas em Setembro de 1935, quando a Cone-top cans, pela G. Heile­mann Brewing Company de La Crosse, WI, USA. A Schlitz foi a primeira a vende-la naciona­lmente. Esse formato foi muito usado por cervejarias menores porque podiam ser envasadas nas mesmas linhas das garrafas. Em 1960, várias das cervejarias pequenas fecharam ou foram absorvidas pelas maiores e a era da Cone-top chegou ao fim.

Existem 4 tipos básicos de Cone-top: Low Profile, High Profile and J-spout sempre montadas a partir de 3 peças. As diferenças entre elas são na altura e no formato do cone. Um quarto tipo foi o Crowntainer, que era baseado em um corpo rígido e um fundo concavo.

Pull Tab/Tab Top/Pop Top

A mudança que revolucionou as latas de cerveja ocorreu em março de 1963 quando a Pittsburgh Brewing Company introduziu sua cerveja Iron City Beer em latas que não precisavam de abridor. Você colocava seu dedo em um anel, puxava e a lata estava aberta. A Schilitz usou o que ela chamava de “Pop Top” em distribuição nacional, e em 1965, 75% das latas produzidas não ne­cessitavam mais de abridor. As latas pull tab ficaram em produção por pouco mais de 10 anos, quando foram substituidas pelas Stay tab que é o formato usado hoje em dia.

Stay Tab (atual sistema de abertura)

As Pull Tabs foram ao mesmo tempo um sonho para o bebedor de cerveja e um desastre e termos de meio ambiente. Animais de estimação e silvestres morriam ingerindo o anel e o pior algumas pessoas engasgaram com o anel levando a morte. Os ferimentos causado pelo anéis em praias e a sujeira deixada nas estradas e lixeiras foram terríveis

As Stay tabs foi a resposta. Elas foram introduzidas em 1975 pela Falls City Brewing Company de Louisville, KY, USA. Os anéis ficavam conectados a lata. Hoje praticamente todas lata de bebidas tem esse tipo de fecho.Algumas das primeiras pull tabs, conhecidas como “Zip Tops” tinham uma placa (tab) inserida no topo e normalmente mais uma instrução de como abrir.

 No Brasil, a primeira lata de cerveja apareceu em 15 de Abril de 1971. Foi uma Skol Internacional, Pull Tab, em folha de flandres, com 340 ml.

Texto original: BCCA; tradução: Carlos Gurgel 

 

Deixe um comentário